Café faz mal para os rins? – Saiba aqui quais são os problemas que o café pode causar.

Sabemos que os nossos órgão cada um possuí o seu funcionamento que faz com que o corpo venha de fato fazer diversos tipos de atividades, e isso também incluí os rins? Afinal eles são um dos órgãos responsáveis pela produção de hormônios que exitem em nosso corpo, além de também ter funcionamento na absorção de minerais, na filtragem do sangue e na produção de urina. Por causa disso muitas pessoas se perguntam “Café faz mal para os rins?”.

Café faz mal para os rins?

O órgão também trabalha na excreção de resíduos como as toxinas, os excessos de sais e a ureia, no controle do nível de água no organismo e na regulação da pressão arterial, dos glóbulos vermelhos (hemácias) e de ácido no corpo humano.

Café faz mal para os rins?

Em frente a todas essas funções que os rins exercem dentro do nosso organismo, dessa maneira conseguimos entender o quanto é essencial tomar conta destes nossos órgãos. Isso inclui evitar ingerir substâncias que façam mal ao órgão, principalmente nos casos em que ele já sofre com alguma condição, dano ou doença.

Assim, vale a pena conhecer o que pode prejudicar o seu bom estado e funcionamento. Por exemplo, você saberia dizer se o café faz mal para os rins? Este produto que acaba funcionando praticamente como um diurético dentro do nosso corpo. Isso significa que a bebida estimula os rins a eliminarem mais fluidos, fazendo com que o consumidor precise ir ao banheiro de maneira mais frequente.

O consultor em urologia do Hospital Royal Surrey County, que fica em Guildford, na Inglaterra, Chris Eden, mostrou que o café acaba alterando o funcionamento do nossos rins devido a cafeina pelo fato dela acabar alterando a forma em que os fluídos eram absorvidos pelos rins.

Chris Eden mostrou que isso não é necessariamente um problema para as pessoas que apresentam uma função renal normal. Dessa maneira analisando isso de outra maneira, ele afirmou que estudos mostram que a a toma em excesso de café acaba se tornando muito ruim para os rins de quem já possui um quadro de doença renal.

Cálculos renais

O café é rico nos chamados oxalatos, tais compostos acabam se ligando ao cálcio e por causa disso ocorre a formação oxalato de cálcio, que é um componente principal dos cálculos renais. Uma pesquisa realizada no ano de 2004, nos Estados Unidos, identificou que pessoas com histórico de cálculos renais apresentaram níveis elevados de cálcio em sua urina depois de tomar dois copos de café diariamente.

Café faz mal para os rins? Cálculo Renais

Diversos tipos de pesquisadores acabam mostrando que o componente principal a cafeína possuí relação com a desidratação: o livro Nutritional Supplements in Sports and Exercise (Suplementos Nutricionais para Esportes e Exercícios, tradução livre) falou em diversos casos que ela acaba fazendo com que venha haver a desidratação.

National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse (Centro Coordenador Nacional de Informações Renais e Urológicas, tradução livre), dos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que bebem 2 ou mais copos de café durante o dia acabam perdendo líquido mais rapidamente, afinal sabemos que a cafeína possuí muita relação com a desidratação.

No entanto o que o café acaba tendo relação com o cálculo renal? The National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos) mostra que a desidratação é o maior fator de risco que faz com que ocorra mais o risco de cálculo renal surgir em sua saúde.

Café faz mal para os rins? Falência renal

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, dizem que os componentes que existem no café se tornam altamente capazes de fazer com que em nosso organismo venha existir de fato uma falência renal.

O trabalho, que foi divulgado no ano de 2002 no Kidney International Journal (Jornal Internacional dos Rins, tradução livre), fez uma experiência onde ratos que se alimentavam de cafeína que possuíam diabetes acabaram adquirindo por causa da cafeína a tão temida falência renal.

Café faz mal para os rins? Falência Renal

Um profissional na área fisiologia do exercício Joe King escreveu que pesquisadores confirmaram que o café se torna perigoso para o nosso organismo, principalmente quando se torna tomado em longo prazo, tendo assim o risco de causar a falência renal. Algo que ocorre por meio da interferência na habilidade dos rins de filtrar a insulina presente na corrente sanguínea.

Conclusão

Vimos que o café acaba sim causando mal ao nosso organismo quando ele não é ingerido da forma correta, por causa disso que existem pessoas que desconhecem desse perigo que se perguntam “Café faz mal para os rins?”, assim deve sempre haver a preocupação em conseguir em tomar ele da forma certa.

Por conta disso que muitas pessoas buscam saber mais sobre a forma certa de se tomar o café, assim a duvida “Café faz mal para os rins?” acaba se tornando útil, pois assim a pessoa consegue tomar o café que tanto gosta sem que ele faça mal.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply